quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Prova ABC avalia aprendizagem de alunos ao fim do ciclo de alfabetização

Menos da metade (42,8%) dos alunos que terminam o 3º ano do ensino fundamental aprenderam o que era esperado para essa etapa em Matemática. E pouco mais da metade (56,1%), alcançou a proficiência em Leitura. Esses são os principais resultados da Prova ABC, avaliação inédita que tem como objetivo medir a qualidade da alfabetização das crianças ao fim do primeiro ciclo de aprendizagem. Uma das metas assumidas pelo Plano Nacional de Educação é que todas as crianças saibam ler e escrever até os oito anos de idade.
A Prova ABC (Avaliação Brasileira do Final do Ciclo de Alfabetização) foi aplicada no primeiro semestre de 2011 a cerca de 6 mil alunos de escolas municipais, estaduais e particulares de todas as capitais do país. A avaliação é inédita e foi realizada pelo movimento Todos pela Educação em parceria com o Instituto Paulo Montenegro/IBOPE, a Fundação Cesgranrio e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Os resultados seguem a escala do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Um resultado individual acima de 175 pontos indica que o aluno aprendeu o que deveria para sua idade e série – tanto em leitura, quanto em matemática. Em leitura, isso significa que a criança consegue, entre outras habilidades, identificar temas de uma narrativa e localizar informações explícitas. Em matemática, representa o domínio de operações básicas, como soma e subtração, e a capacidade de resolver problemas envolvendo notas e moedas.
Resultados da prova de leitura
 
O desempenho médio dos alunos que fizeram a prova de leitura foi de 185,8 pontos na escala, com 56,1% do total das crianças aprendendo o que era esperado para esta etapa do ensino. De acordo com a avaliação, esse número varia conforme a região do país. Sul, Sudeste e Centro Oeste apresentaram desempenho acima da média nacional (185,8) com, respectivamente, 197,9; 193,6 e 196,5 pontos. O Norte e o Nordeste ficaram abaixo da média, com respectivamente 172,8 e 167,4 pontos.
A maior variação, no entanto, é na comparação entre as redes pública e particular. A média nacional dos estudantes de escolas públicas foi de 175,8 pontos. Os da rede particular ficaram com 216,7 pontos.

Média de pontos em leitura e percentual de alunos que aprenderam o esperado para o 3º ano (2ª série) por região e por rede de ensino
(Fonte: Todos pela Educação)
Brasil e Regiões Rede de Ensino Média Percentual de alunos com desempenho esperado para o 3º ano (2ª série)
Brasil Total 185,8 56,1%
Brasil Pública 175,8 48,6%
Brasil Particular 216,7 79,0%
Norte Total 172,8 43,6%
Norte Pública 166,7 39,4%
Norte Particular 210,6 69,4%
Nordeste Total 167,4 42,5%
Nordeste Pública 159,7 36,5%
Nordeste Particular 191,1 61,1%
Sudeste Total 193,6 62,8%
Sudeste Pública 182,0 54,4%
Sudeste Particular 224,2 85,1%
Sul Total 197,9 64,6%
Sul Pública 186,8 56,5%
Sul Particular 228,4 86,8%
Centro-Oeste Total 196,5 64,1%
Centro-Oeste Pública 186,6 56,8%
Centro-Oeste Particular 226,2 85,5%

 
Resultados da prova de matemática

Em Matemática, a média nacional ficou em 171,1 pontos, mostrando que o desempenho nessa disciplina é inferior ao da leitura. Em relação á rede pública, a situação é ainda pior: a rede, em nenhuma região do país, conseguiu alcançar a média nacional: a média dos estudantes dessas escolas foi de 158 pontos. A da rede particular, 211,2.
Média de pontos em matemática e percentual de alunos que aprenderam o esperado para o 3º ano (2ª série) por região e por rede de ensino(Fonte: Todos pela Educação)
Brasil e Regiões Rede de Ensino Média Percentual de alunos com desempenho esperado para o 3º ano (2ª série)
Brasil Total 171,1 42,8%
Brasil Pública 158,0 32,6%
Brasil Particular 211,2 74,3%
Norte Total 152,6 28,3%
Norte Pública 145,4 21,9%
Norte Particular 196,7 67,7%
Nordeste Total 158,2 32,4%
Nordeste Pública 148,9 25,2%
Nordeste Particular 186,9 54,7%
Sudeste Total 179,1 47,9%
Sudeste Pública 161,9 35,6%
Sudeste Particular 224,2 80,6%
Sul Total 185,6 55,7%
Sul Pública 171,3 44,5%
Sul Particular 224,9 86,3%
Centro-Oeste Total 176,5 50,3%
Centro-Oeste Pública 167,1 40,6%
Centro-Oeste Particular 204,2 78,9%

Resultados da prova de escrita

Todos os alunos que participaram da Prova ABC fizeram também uma redação. As redações foram avaliadas em relação a três competências: adequação ao tema e ao gênero, coesão e coerência e registro (grafia das palavras, adequação às normas gramaticais, segmentação de palavras e pontuação). De uma escala que vai de 0 a 100 pontos, o desempenho esperado dos alunos de 3º ano é de pelo menos 75 pontos.
A média nacional ficou em 68,1 pontos, sendo a média das escolas públicas de 62,3 pontos e a das privadas 86,2 pontos.
Média de pontos em escrita e percentual de alunos que aprenderam o esperado para o 3º ano (2ª série) por região e por rede de ensino (Fonte: Todos pela Educação)
Brasil e Regiões Rede de Ensino Média Percentual de alunos com desempenho esperado para o 3º ano (2ª série)
Brasil Total 68,1 53,4%
Brasil Pública 62,3 43,9%
Brasil Particular 86,2 82,4%
Norte Total 58,9 39,8%
Norte Pública 55,4 35,0%
Norte Particular 80,1 69,3%
Nordeste Total 50,2 30,1%
Nordeste Pública 44,5 21,3%
Nordeste Particular 67,7 57,5%
Sudeste Total 77,2 65,8%
Sudeste Pública 69,9 53,8%
Sudeste Particular 96,7 97,7%
Sul Total 74,5 61,1%
Sul Pública 69,8 53,6%
Sul Particular 87,5 81,7%
Centro-Oeste Total 73,9 60,6%
Centro-Oeste Pública 71,1 55,0%
Centro-Oeste Particular 82,5 77,3%
Fonte:

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