sexta-feira, 4 de novembro de 2011

JUSTIÇA: MEDIAÇÃO É A SOLUÇÃO


Para solucionar conflitos, são essenciais algumas qualidades que vão mais além da disciplina do direito. Justiça é uma matéria demasiadamente extensa e complexa para ser acessada só na disciplina do direito. Em uma visão interdisciplinar, são necessárias qualidades técnicas, humanas, sociais, ambientais, éticas, dentre outras, destinadas à solução de conflitos. A solução técnico-jurídica "mata processos" e vende a falsa idéia de que soluciona conflitos. 
A postura do solucionador de conflitos deve ser adequada ao relacionamento com o povo e a comunicação deve fluir em linguajar simples; sua visão deve ser interdisciplinar. 
É imprescindível, para todos que se proponham a tratar da resolução de conflitos, a assimilação de novas ferramentas, técnicas e o desenvolvimento de conceitos mais amplos do que os conceitos técnico-jurídicos.
O conflito de interesses, o dissenso e o litígio fazem parte do dia a dia do Juiz, do Advogado, do Promotor de Justiça, do Defensor, do Procurador, do Delegado de Polícia. Para melhor resolver conflitos, é preciso conhecer a teoria da negociação, a teoria do conflito e sua escalada (espiral do conflito), a teoria da mediação.
Tenho afirmado e repetido: a solução jurídica, por si só, não pacifica os contendores.
Nessa perspectiva cumprimento os Conciliadores e Mediadores que comprometidos com o valor JUSTIÇA, auxiliam as pessoas na solução pacífica das controvérsias.
É possível, como em um passe de mágica, aplicar técnicas e com elas evitar ofensas mútuas, manter o respeito e principalmente, preservar relacionamentos, ainda assim, com satisfação recíproca: a isso a população chamará Justiça.


Juiz Roberto Portugal Bacellar
Professor, Diretor-Presidente da Escola Nacional da Magistratura - ENM/AMB



Prezada Des. Marilene e Senhores Mediadores do TJRJ,

Com grande satisfação tomei conhecimento do recém inaugurado "Portal da Mediação", inserido no sítio eletrônico do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro.
Como sempre pioneiro, o Tribunal conta, agora, mercê da garra e determinação da Coordenadora do "Programa de Mediação", a querida amiga Desembargadora Marilene Melo Alves, com uma ferrementa útil para divulgação das práticas de mediação e as atividades que o programa desenvolve.
Como sabemos, o trabalho desenvolvido pelos mediadores é puramente vocacional e voluntário, de modo que a criação do Portal representa também o reconhecimento do Tribunal ao mister realizado por esses idealistas.
Ademais, o Portal permitirá melhor e mais adequada capacitação dos voluntários.
Inúmeros outros Tribunais espalhados pelo país já buscam copiar a idéia, que merece ser amplamente divulgada.
Um enorme serviço a causa da justiça!
Parabéns e obrigado pelo trabalho cidadão e republicano!


Luis Felipe Salomão
Ministro do Superior Tribunal de Justiça



http://portaltj.tjrj.jus.br/web/guest/pagina-inicial/mediacao


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado, pela mensagem.

Postagens populares

Comentários às postagens do Blog! OBRIGADA!